sábado, abril 26

mais teoria de cores . . .

Cores Aditivas (RGB)

Esse sistema é denominado aditivo por adicionar o total (255) de todas as tintas para se obter luminosidade. O RGB é utilizado por dispositivos que trabalham com luz como scanners, máquinas digitais, monitores e projetores. Como exemplo no sensor de nossa câmera digital possui foto sensores um para ler os vermelhos, outro para os verdes e outros para o azul. O sensor é feito de um material foto-sensível que transforma as ondas de luz em sinais elétricos, estes passam por um processador que transforma o sinal analógico para sinal digital construindo assim a imagem digital no cartão da câmera.

Cores Subtrativas (CMY)

Esse modelo utiliza um pigmento de tinta impresso sobre o papel que absorve uma parte da luz incidente criando assim cores que são descritas a partir de porcentagens dos pigmentos para cada pixel. Para se obter as cores mais claras devemos colocar valores menores e para as mais escuras valores maiores, contrários aos do RGB, onde colocamos valores menores para descrever as cores escuras. Uma impressora jato de tinta é um bom exemplo do uso do sistema.




Outras Características

Como vemos nas figuras com as cores mapeadas é possível verificar que a mistura de duas cores de um mesmo sistema resulta em uma cor do outro sistema. Por exemplo, misturando o vermelho e o azul do RGB o resultado será magenta do sistema CMY, da mesma forma quando misturamos magenta com amarelo obtemos o vermelho do RGB.







Por serem cores complementares, sempre teremos uma cor aditiva de RGB sendo oposta por uma cor subtrativa do CMY, para deixar isso de forma simples basta colocar os dois sistemas escritos lado a lado conforme a figura abaixo.



















Saturação

As cores que possuem um valor de angulação podem variar quanto a sua saturação, também chamada de cromaticidade, que é a intensidade ou a pureza das mesmas. Na figura abaixo com o espectro de cores, vamos ver que nada mais é do que o posicionamento da cor mais para a extremidade ou mais para o centro, onde existe uma neutralização.


Nenhum comentário:

Powered By Blogger