domingo, abril 27

Photoshop Tennis

Oi Pessoal


Só para descontrair.
No flickr existem vários grupos com assuntos interessantes, um deles é o grupo Photoshop Tennis, nele um usuário do grupo posta uma imagem com alguma alteração feita no photoshop e dessa imagem o pessoal vai fazendo alterações criando coisas interessantes e engraçadas. Vale a pena dar uma conferida. http://www.flickr.com/groups/pstennis/discuss/72157594358281213/































sábado, abril 26

mais teoria de cores . . .

Cores Aditivas (RGB)

Esse sistema é denominado aditivo por adicionar o total (255) de todas as tintas para se obter luminosidade. O RGB é utilizado por dispositivos que trabalham com luz como scanners, máquinas digitais, monitores e projetores. Como exemplo no sensor de nossa câmera digital possui foto sensores um para ler os vermelhos, outro para os verdes e outros para o azul. O sensor é feito de um material foto-sensível que transforma as ondas de luz em sinais elétricos, estes passam por um processador que transforma o sinal analógico para sinal digital construindo assim a imagem digital no cartão da câmera.

Cores Subtrativas (CMY)

Esse modelo utiliza um pigmento de tinta impresso sobre o papel que absorve uma parte da luz incidente criando assim cores que são descritas a partir de porcentagens dos pigmentos para cada pixel. Para se obter as cores mais claras devemos colocar valores menores e para as mais escuras valores maiores, contrários aos do RGB, onde colocamos valores menores para descrever as cores escuras. Uma impressora jato de tinta é um bom exemplo do uso do sistema.




Outras Características

Como vemos nas figuras com as cores mapeadas é possível verificar que a mistura de duas cores de um mesmo sistema resulta em uma cor do outro sistema. Por exemplo, misturando o vermelho e o azul do RGB o resultado será magenta do sistema CMY, da mesma forma quando misturamos magenta com amarelo obtemos o vermelho do RGB.







Por serem cores complementares, sempre teremos uma cor aditiva de RGB sendo oposta por uma cor subtrativa do CMY, para deixar isso de forma simples basta colocar os dois sistemas escritos lado a lado conforme a figura abaixo.



















Saturação

As cores que possuem um valor de angulação podem variar quanto a sua saturação, também chamada de cromaticidade, que é a intensidade ou a pureza das mesmas. Na figura abaixo com o espectro de cores, vamos ver que nada mais é do que o posicionamento da cor mais para a extremidade ou mais para o centro, onde existe uma neutralização.


quarta-feira, abril 23

Dark art - brincando com o photoshop


Será mais difícil deixar uma mulher bonita do que "enfeiá-la"?


segunda-feira, abril 21


Dois brasileiros foram selecionados como candidatos ao Prêmio Sony World Photography 2008 de fotografia profissional, que acontecerá no próximo dia 24 de abril, em Cannes, na França. O prêmio é composto por 11 categorias e em cada uma delas concorrem três candidatos. O brasileiro Roberto S. Gomes concorrerá, junto com a mexicana Livia Corona e com o polonês Andrzej Furs pelo prêmio na categoria arquitetura. Já Renan Cepeda está entre os finalistas na categoria retratos, na qual disputa o prêmio com uma britânica e um italiano. Junto com os vencedores de cada uma dessas categorias também será anunciado um vencedor absoluto. Cada um dos ganhadores receberá um prêmio de US$ 25 mil além da distinção "L'íris d'or". Os 33 finalistas foram selecionados entre quase 45 mil candidatos pelos membros do conselho da Academia Mundial de Fotografia. EFE. http://www.worldphotographyawards.org/

quinta-feira, abril 10

TEMA DA EXPO DE FINAL DE ANO

Salve, colegas!
Vamos dar o ponta-pé inicial no "brainstorm" relativo ao tema de nossa exposição?

VIAGEM NA PAÇOQUINHA #1
Como adeptos declarados do "Pitellismo", movimento pós-moderno composto por adictos em LUZ
eu proponho um trabalho sobre a música do poetinha Vinícius...

"Quando a LUZ dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar..."

Daí, sorteamos uma frase da letra para cada aluno e ele que se vire para interpretar fotograficamente a frase da letra que lhe coube.

No final, colocadas em ordem, teremos a música em imagens.

VIAGEM NA PAÇOQUINHA #2

Outro tema:
Pode ser de pai, de amigo, de irmão...
Pode ser voyeur, fotografado pelo cantinho...
Pode ser panning até com modelo peladão...

O que é?
É O BEIJO meu amiguinho!


Bom, já comecei viajando legal (o tênis que eu cheirei é de atleta) e dando espaço para que vocês se manifestem com toda a plenitude, sem medo de passar vergonha.
Por que eu...
Já sabe.

terça-feira, abril 8

Prêmio Pulitzer

O jornalista japonês Kenji Nagai morre atingido por tiro disparado por um soldado durante manifestações em Myanmar, no dia 27 de setembro de 2007. A imagem, registrada pelo fotógrafo Adress Latif, foi a vencedora do Prêmio Pulitzer na categoria Fotografia Jornalística. Os vencedores do prêmio – considerado um dos mais importantes do jornalismo mundial - foram anunciados nesta segunda-feira (7). (Foto: AP Photo/Adrees Latif, Reuters)

domingo, abril 6

Sleeveface

Dica da Karol Venturi: Originalmente inventado por uma grupo de pessoas em Cardiff, no país de gales, este fenómeno é relativamente recente e começa a atrair uma verdadeira legião de fanáticos à volta do globo. O conceito chama-se Sleeveface que consiste em tirar uma fotografia em que se substitui uma parte do corpo por uma capa de um disco de vinil. Se a cena for bem fotografada, no angulo e perspectiva correta, dará a impressão que a capa do album adquiriu vida e faz parte do cenário real que nos rodeia. http://www.sleeveface.com/

http://www.flickr.com/groups/sleeveface/


quarta-feira, abril 2

Novos ângulos no altar

Com cenas espontâneas, fotógrafos revolucionam álbuns de casamentos e retratam muito mais que o brinde dos noivos. Álbuns de casamento costumavam ser quase tão previsíveis quanto o "sim" que os noivos sacramentam no altar. Começavam com a cena da troca de alianças e acabavam com o manjado brinde de champanhe. Todos iguais, da seqüência das fotos ao tamanho das ampliações – 24 por 30 centímetros. De uns anos para cá, um grupo de fotógrafos paulistanos revolucionou esse padrão. Conhecidos no mercado como "fotojornalistas", viraram os queridinhos das noivas. Cobram de $ 2 .800 a $ 9.000 reais e têm a agenda lotada. Suas fotos não precisam ter foco, iluminação nem enquadramento certinho. Em busca de expressões espontâneas, eles usam equipamentos leves e flashes comuns. Nada de tochas de luz em cima do altar. O resultado são cliques que traduzem, com maior fidelidade, a emoção da cerimônia e a animação da festa. Algumas ficam com jeito de ensaio de revista de moda.



http://www.fabiolaub.com.br/
http://www.marcosandreoni.fot.br/
http://www.camilabutcher.com/
http://www.alicelima.com.br/
http://www.amauridomingos.com.br/
http://www.nellie.com.br/
http://www.ioram.com.br/



terça-feira, abril 1

Eu indico


Essa foto faz parte do álbum de viagem do meu amigo Vinícius Sgarbe à Escandinávia.
Ele tem uma página no SXC, um banco de imagens húngaro um pouco mais democrático que gettyimages e cia ltda. Mais acessível para fotógrafos iniciantes, o SXC não descarta a seleção que é necessária para o armazenamento das imagens, porém depois de aprovado o fotógrafo se torna uma espécie de colaborador do banco.
Há belas imagens no perfil dele, inclusive a Lomografia que foi citada em uma das nossas aulas, PB e fotojornalismo.
Segurem aí o endereço:
Perfil do Sgarbe
Página SXC

Powered By Blogger